últimas notícias

Notícias Comentários (0)

23/02/2012 12:57:12

Ciclistas de todo o mundo se encontram em Porto Alegre

Anahi Fros, da EcoAgência

Nesta sábado, 25, completa um ano desde que o motorista Ricardo Neis avançou intencionalmente sobre mais de uma centena de pessoas que pedalavam na rua José do Patrocínio, no bairro Cidade Baixa, na capital gaúcha. O ato violento contra o passeio Massa Crítica, e que teve repercussão mundial, deixou mais de 20 ciclistas feridos. A fim de não deixar o episódio cair no esquecimento, cobrar punição ao criminoso, e de discutir o futuro das cidades e o papel da bicicleta nos âmbitos social, econômico, ambiental, esportivo e cultural, foi programado entre os dias 23 e 26 de fevereiro o 1º Fórum Mundial da Bicicleta.

A Usina do Gasômetro irá abrigar seis painéis e dezenas de oficinas autogestionadas. Um dos pontos altos da agenda deve ocorrer no sábado, 25, às 14h, durante o painel “Cicloativismo: Bicicletada/Massa Crítica, o cicloativismo como agente de mudança para cidades mais humanas”, que terá a participação do escritor norte-americano e cicloativista Chris Carlsson, criador do Massa Crítica.

O Fórum prevê também atividades paralelas, como exposições e apresentações musicais e pedaladas em outros pontos da cidade, além de um passeio turístico e um ato por cidades mais humanas também no sábado, às 18h, dia que marca um ano do atropelamento intencional. A organização do evento é horizontal e conta com o apoio de diversas pessoas e instituições. A iniciativa partiu da reunião de moradores de Porto Alegre que utilizam a bicicleta para a prática do esporte, transporte urbano, lazer, bem como de empresários do setor de comércio e serviços.

O passeio Massa Crítica acontece em Porto Alegre desde janeiro de 2010.

Sobre o passeio Massa Crítica

O Massa Crítica está presente em mais de 300 cidades ao redor do mundo, quando dezenas, centenas ou milhares de ciclistas se reúnem, geralmente toda última sexta-feira do mês, para ocupar seu espaço nas ruas. A frase mundialmente conhecida “não estamos atrapalhando o trânsito, nós somos o trânsito” expressa bem sua filosofia.

Fórum Mundial da Bicicleta
Website: http://forummundialdabici.com
E-mail: wbfportoalegre@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/#!/FMBPOA

COMENTÁRIOS