últimas notícias

Notícias Comentários (1)

20/09/2012 17:09:15

Vídeo mostra aquecimento terrestre nos últimos 130 anos

CicloVivo

Os primeiros registros sobre a temperatura da Terra foram feitos em 1880, desde então ocorreram muitas variações. A NASA apresentou na última semana um vídeo de apenas 26 segundos em que é possível visualizar claramente o aquecimento do planeta.

A produção é a prova concreta de que as atividades humanas, principalmente as que foram decorrentes dos processos industriais e que culminaram no aumento expressivo das emissões de gases de efeito estufa, influenciaram as temperaturas na Terra.

Os gráficos mostrados no vídeo têm cores que distinguem quando a superfície aqueceu e quando foi resfriada. O azul é usado para o frio, enquanto o laranja representa o calor, mais comum após a década de 70, com o pico da indústria.

As informações utilizadas e o vídeo foram produzidos pelo Instituto Goddard para Estudos Espaciais da NASA, cuja sede está em Nova York. O trabalho mostra que a Terra ainda está aquecendo. “Sabemos que o planeta está absorvendo mais energia do que está emitindo. Então, vamos continuar a ver uma tendência de temperaturas mais elevadas. Mesmo com os efeitos de resfriamento, em consequência de uma forte influência do fenômeno La Niña e da baixa atividade solar dos últimos anos, 2011 foi um dos dez mais quentes já registrados”, explicou James Hansen, diretor do centro de pesquisas.

De acordo com as medições, o ano passado foi 0,51ºC mais quente que a média identificada no século 20. Assista ao vídeo abaixo e veja como o mundo está ficando mais quente.

* Com informações do Daily Mail.

(CicloVivo)

COMENTÁRIOS

Faça o seu comentário

Campos com * são obrigatórios